Hematologia e Hemoterapia Laboratorial 10ª Edição

compartilhar

Banner Contato
  • Visita técnica ao Hemocentro
  • 200 horas práticas e estágio
  • Carga horária de Acompanhamento metodológico 30 h/a

Objetivo

O curso tem como objetivo o aprofundamento dos conhecimentos hematológicos e hemoterápicos para a aplicação prática na área laboratorial. A ementa foi formulada visando capacitar o profissional atuante em laboratório de análises clínicas, bancos de sangue e centros hemoterápicos a entender a fisiopatologia das doenças hematológicas como embasamento para realização e interpretação dos resultados laboratoriais, possibilitando estabelecer hipóteses diagnósticas e conduta laboratorial a ser tomada para auxiliar o esclarecimento do quadro hematológico. Apresentar realidade prática nas diferentes áreas da hematologia e hemoterapia, além de conscientizá-lo quanto à importância de um controle de qualidade rígido na atuação destas áreas.


Público Alvo

Farmacêuticos-Bioquímicos, Biomédicos , Médicos e Biólogos*

*Tendo em vista que o curso de Pós-graduação em Hematologia visa o aprofundamento dos conhecimentos hematológicos para a aplicação prática na área laboratorial, solicitamos ao profissional graduado em Biologia a comprovação de atuação na área, ou curso de atualização em Hematologia, ou ainda histórico da graduação com comprovação da disciplina hematologia cursada. 


Área de Atuação

Laboratórios, hemocentros e docência (Faculdades / Universidades).


diferencial

Estágio Supervisionado

Visitas técnicas em Hemocentros

Laboratório de Microscopia com contadores de Célula

Inclusão da Hemoterapia no Conteúdo Programático


Consultor(a) Acadêmico(a)

Prof.ª Karla Melo F. da Silva | Possui graduação em Biomedicina - UFPE e Doutorado em bases experimentais na obesidade com ênfase em Imunologia e Hematologia - UFPE. Exerce o cargo de Biomédica no Hemocentro de Pernambuco (Hemope) e no Laboratório Municipal do Recife.


DIAS E HORÁRIOS

Módulos
Realizados uma vez ao mês | Sábados e Domingos das 8h30 as 17h30

 


INÍCIO

1º semestre de 2020


CARGA HORÁRIA

410 h/a


Programa

 Programa atualizado, sendo ofertado mais práticas!

Módulos Carga Horária
Hematopoese e Mielograma
Introduzir conhecimento sobre formação e desenvolvimento das células sanguíneas como base para um entendimento mais especializado.Conhecimento teórico sobre a heterogeneidade das células do sangue, bem como o desenvolvimento dos órgãos hematopoéticos e linfopoéticos.Interpretar o mielograma como ferramenta para diagnóstico dos principais grupos de distúrbios hematológicos.
20
Bases Técnicas do Hemograma / Teórico-prático
Desenvolver habilidades e proporcionar atualização acerca da rotina de confecção e liberação do hemograma. Interferentes pré-analíticos. Princípio das diferentes técnicas de automação. Parâmetros do exame e suas limitações, atribuir nomenclaturas apropriadas e atuais. Absorver a importância e como realizar o controle de qualidade na rotina de liberação de hemograma. Análise e discussão de laudos reais.
20
Série vermelha - Eritrograma I e II | Teórico-prático
Aplicar os conhecimentos teóricos e práticos acerca da série eritrocitária ao diagnóstico. Estudo das anemias de acordo com a etiopatogênese e classificação, capacitando para realização e interpretação do diagnóstico laboratorial associado à clínica. Hemoglobinopatias e pesquisa de hemoglobinas: análise do cromatograma. Estudo microscópico detalhado da série vermelhanormal e patológica associado a análise dos respectivos laudos.
40
Série branca - Leucograma | Teórico-Prático
Abordagem teórica e prática das alterações leucocitárias reacionais. Compreender a dinâmica dos leucócitos, relacionando os conhecimentos teóricos e práticos para o sucesso no diagnóstico. Estudo das patologias que alteram a série branca de acordo com a etiopatogênese, capacitando para realização e interpretação do diagnóstico laboratorial associado à clínica.Estudo microscópico detalhado da série branca normal e patológica associado a análise dos respectivos laudos.
20
Seminário de lâminas / Prático
Abordagem essencialmente prática, com enfoque nas séries vermelha e branca, individualizadas e associadas. O módulo busca aquisição de segurança na identificação de células e alterações intracelulares importantes ao diagnóstico, bem como as nomenclaturas associadas.
20
Onco-hematologia I e II | Teórico – prático
Aplicar o conhecimento teórico da biologia, classificação e tratamentoao diagnóstico laboratorial das principais neoplasias hematológicas, com enfoques teórico e prático. Fortalecer o estudo da microscopia nas neoplasias hematológicas, com foco nas alterações celulares típicas.Instruções para o laudo das alterações neoplásicas e presença de células jovens no hemograma. Diferenciação de alterações reacionais e neoplásicas. Carga horária específica para aprofundamento em microscopia com análise individual supervisionada de lâminas e laudos.
40
Biologia molecular aplicada à hematologia
Aplicar os conhecimentos da biologia molecular e citometria de fluxo à etiologia de doenças hematológicas, bem como ao diagnóstico.Demonstrar a importância da pesquisa molecular no cotidiano dos casos hematológicos e avanços na área. Discussão de casos clínicos reais.
20
Hemostasia I | Teórico
Conhecer a fisiologia da hemostasia normal e distúrbios correlatos como ferramenta para avaliação laboratorial.Fisiologia da coagulação, fibrinólise e controle da coagulação. Defeitos na hemostasia primária, da coagulação e tromboses.
20
Hemostasia II | Teórico-prático
Aprofundar o conhecimento prático a respeito das técnicas laboratoriais para os principais exames de hemostasia. Interpretação e atualização nos exames disponíveis, seus objetivos e limitações. Fase pré-analítica e controle de qualidade. Realização dos principais exames. Interpretação do objetivo e correlação com os componentes de cada exame. Correlacionar resultados alterados às principais patologias da hemostasia. Contagem automatizada e manual de plaquetas. Aula prática dos exames mais trabalhados.
20
Hemoterapia I | Visita técnica Hemocentro
Entender o funcionamento de um hemocentro e as atuações profissionais. Conhecer a importância hemoterapia e o fluxo que a envolve. Entender o que se faz necessários à produção de hemocomponentes e as repercussões clínicas de seu uso. Ciclo e processamento do sangue desde a captação de doadores até a transfusão Visita técnica ao hemocentro.
20
Hemoterapia II
Riscos e Avanços na segurança transfusional. Compreender a importância dos hemoderivados e o arsenal industrial para sua produção, bem como as aplicações clínicas dos medicamentos derivados do sangue. Produção técnica e atuações profissionais na indústria de Hemoderivados em associação à legislação vigente. Aplicações clínicas dos medicamentos derivados do sangue.
20
Imuno-hematologia | Teórico-prático
Abordagem teórica e prática do laboratório de imuno-hematologia. Conhecer as bases dos diferentes grupos sanguíneos e interpretar os principais exames imuno-hematológicose doenças relacionadas. Desenvolver um senso crítico a respeito da contribuição da imuno-hematologia na rotina transfusional. O enfoque prático capacita profissionais a atuarem em laboratório de análises clínicas ou banco de sangue, na realização e interpretação dos testes imuno-hematológicos. Esclarecer os objetivos e as técnicas dos principais exames imuno-hematológicos. O embasamento teórico visa evitar erros mais comuns na técnica e no laudo.Atualização de técnicas e reagentes, além de análise da melhor escolha para o porte do laboratório. Realização de práticas, incluindo fenotipagem, Coombs, pesquisa e identificação de anticorpo irregular.
40
Metodologia de pesquisa Científica e Acompanhamento Metodológico
EO módulo visa desenvolver habilidades para realização de pesquisa e escrita de trabalho cientifico. Prepara para o trabalho de conclusão de curso. Apresenta o manual próprio da instituição para o desenvolvimento do artigo a ser entregue ao final do curso. Atualização quanto às normas gerais da ABNTe organização de metodologia no desenvolvimento de trabalhos clínicos e experimentais.Apoio pedagógico para a elaboração do TCC, realizado em 3 etapas.
50
Estágio I ,II e III
Estudo individualizado e supervisionado de lâminas hematológicas, previamente selecionadas e distribuídas em uma ferramenta própria, com alterações eritrocitárias; leucocitárias reacionais e neoplásicas; células jovens. Discussão de casos, Interpretação de gráficos e descrição do resultado. O estágio também abordará conhecimentos em imuno-hematologia e hemostasia.
60


Cadastro e-MEC

Clique Aqui

 

CARGA HORÁRIA TOTAL - As cargas horárias das aulas poderão sofrer alterações, em beneficio da formação dos alunos, em função da necessidade de atualização de conteúdo ao longo do curso.

A instituição tem o direito de inverter disciplinas e temas de aula, substituir docentes e consultores acadêmicos, assim como alterar datas, de acordo com a construção do cronograma e também da disponibilidade de salas e local de aulas, respeitando a carga-horária total do curso. Nestes casos, os alunos serão informados com antecedência, com exceção dos casos fortuitos ou de força maior.

 

Por que Realizar esse Curso?

  • - Atuação do profissional em Laboratórios, Hemocentros e Hemoderivados.
  • - Estágio em Hemocentro proporciona ao profissional visão ampla sobre área de atuação.

Informações Gerais

CRITÉRIOS DE APROVAÇÃO

Será aprovado em cada disciplina o participante que cumprir as seguintes exigências:

- Freqüência mínima de 75% (setenta e cinco por cento).
- Aproveitamento de, no mínimo, 70% (setenta por cento), isto é, nota final igual ou superior a 7 (sete). 

 

INVESTIMENTO DE  INSCRIÇÃO

R$ 195,00 | Siga @ccecursos e receba desconto especial!

Escolha a sua forma de pagamento | Depósito, Transferência, Boleto e Cartão de crédito

 

ATENÇÃO 

O processo de matrícula, só será concluído com o envio das documentações por completo e comprovante de pagamento. O não envio, impossibilitará o inscrito de concluir a matrícula, não garantido a vaga.

É reservado à instituição o direito de prorrogação das inscrições ou cancelamento do curso, caso não seja atingido o quórum mínimo. A instituição não se responsabiliza por qualquer tipo de custos e ou ressarcimentos, como passagem, hospedagem, alimentação.


Para mais informações sobre investimentos, preencha o formulário abaixo!




 

REALIZAÇÃO

PARCEIRO(S)

    abbm