Blog

PESQUISE
POR ASSUNTO OU DATA
seta

O que é microbiota e por que ela é importante para ter uma boa saúde intestinal?


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email

O que é microbiota e por que ela é importante para ter uma boa saúde intestinal?

Por muito tempo, acreditava-se que a única função do intestino era somente absorver nutrientes oriundos de alimentos e ajudar na digestão. Porém, estudos mais recentes provam que uma boa saúde do órgão também é responsável pela prevenção de doenças. A estrutura intestinal é formada por nove metros de comprimento e abriga uma população de microrganismos, a microbiota, mais conhecida como flora intestinal, composta por mais de 3.000 espécies. E manter o bom funcionamento desse, que é um dos maiores órgãos do corpo humano, é sinônimo de saúde e bem estar.

 E quais doenças podem ser atreladas ao mau funcionamento do intestino? Desde a descoberta desse ecossistema em nosso corpo, uma série de enfermidades está diretamente ligada aos desequilíbrios, como cardiovasculares, autoimunes, neurológicas e infecciosas. Estudos também apontam a relação da má saúde do órgão com alterações no humor, já que a microbiota intestinal pode influenciar na nossa função cerebral, gerando desregularização na produção grande parte das substâncias neuroquímicas, como serotonina e dopamina. E ainda vale aqui fazer um parênteses sobre a obesidade, que pode representar um risco aumentado de doenças crônicas, como cardiovasculares, diabetes e até câncer, já que as pessoas obesas podem ter o metabolismo moldado pela microbiota, tornando mais dificultoso o processo de perda de peso.

Mas o que fazer para garantir o bom funcionamento deste sistema que já se mostrou importante para o corpo humano em si? É imprescindível optar por uma dieta balanceada, que contenha alimentos de origem vegetal, já que estes são ricos em fibras e pode contribuir para proliferação de microrganismos benéficos à microbiota. A ingestão de água também é um aliado poderoso. Alimentos chamados probióticos, como iogurte e leite fermentado, contribuem para o equilíbrio intestinal. Evitar também alimentos ultraprocessados é outra importante medida, já que estes costumam aumentar a quantidade de bactérias não benéficas ao nosso organismo. Com esses cuidados, poderemos manter este tão importante parceiro da nossa saúde funcionando à contento.

« Voltar





mail

Fique por dentro
das notícias e novidades